Resíduos Sólidos e Sustentabilidade Urbana
Home Research Details
Maria Vitória da Silva Garcia, Giulliana Mondelli, Rodrigo Braga Moruzzi

Resíduos Sólidos e Sustentabilidade Urbana

0.0 (0 ratings)

Introduction

Resíduos sólidos e sustentabilidade urbana. Revisão crítica de estudos sobre resíduos sólidos urbanos, metabolismo e métodos de tratamento. Explore lacunas e novas perspectivas para a sustentabilidade urbana e gestão ambiental.

0
29 views

Abstract

Objetivo - Este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão crítica acerca dos estudos de metabolismo urbano com foco em resíduos sólidos urbanos (RSU) e seus métodos de tratamento disponíveis. Metodologia - O método PRISMA foi utilizado para analisar e classificar as pesquisas relevantes. Originalidade/relevância – Há uma integração reduzida entre metabolismo urbano e os métodos de tratamento dos resíduos; lacuna importante nos estudos relacionados a metabolismo e caracterização dos impactos dos métodos. Resultados - Verificaram-se lacunas em estudos abrangentes e que considerem fluxos diversificados; assim como a escassez de estudos com análises de contaminantes e diversos outros aspectos que podem ser analisados e utilizados em indicadores metabólicos, tais como micro plásticos presentes em água, materiais particulados no ar, etc. Contribuições teóricas/metodológicas - Verificou-se a existência de diversos estudos correlacionando fluxos e indicadores metabólicos no contexto dos RSU, porém poucas pesquisas relacionam os métodos de tratamento.  Contribuições sociais e ambientais - Aponta-se para perspectivas futuras de pesquisa que incorporem os aspectos pertinentes ao metabolismo urbano associado aos métodos de tratamento de resíduos sólidos urbanos.


Review

Este artigo, intitulado "Resíduos Sólidos e Sustentabilidade Urbana", apresenta uma revisão crítica focada nos estudos de metabolismo urbano, com especial atenção aos resíduos sólidos urbanos (RSU) e seus métodos de tratamento. A pesquisa empregou a metodologia PRISMA para analisar e classificar a literatura relevante, buscando identificar o estado da arte e as lacunas existentes. A originalidade do trabalho reside na constatação de uma integração reduzida entre as abordagens de metabolismo urbano e a análise dos métodos de tratamento de resíduos, apontando uma lacuna importante na compreensão dos impactos associados a essas práticas. Através da revisão sistemática, os autores identificaram diversas lacunas cruciais na literatura existente. Notadamente, verificou-se uma escassez de estudos abrangentes que considerem fluxos diversificados e que abordem a análise de contaminantes específicos, como microplásticos em água ou material particulado no ar, os quais são fundamentais para o desenvolvimento de indicadores metabólicos mais completos. Embora existam estudos que correlacionam fluxos e indicadores metabólicos no contexto dos RSU, a pesquisa destaca que poucas investigações estabelecem uma conexão direta e aprofundada com os métodos de tratamento utilizados, comprometendo uma visão holística dos sistemas. As contribuições teóricas e metodológicas deste estudo são significativas, ao delinear a necessidade de uma maior interconexão entre o metabolismo urbano e a avaliação dos métodos de tratamento de resíduos. Ao apontar para perspectivas futuras de pesquisa que incorporem esses aspectos, o artigo oferece um roteiro valioso para a academia e os formuladores de políticas. As contribuições sociais e ambientais são evidentes na promoção de uma abordagem mais integrada e sustentável para a gestão de resíduos, visando uma melhor compreensão e mitigação dos impactos ambientais, e impulsionando o desenvolvimento de cidades mais resilientes e ambientalmente responsáveis.


Full Text

You need to be logged in to view the full text and Download file of this article - Resíduos Sólidos e Sustentabilidade Urbana from Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades .

Login to View Full Text And Download

Comments


You need to be logged in to post a comment.