ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA PROMOVER HABILIDADES MUSICAIS EM ALUNOS UNIVERSITARIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Home Research Details
JOSE ANTONIO LOPEZ-GONZALEZ

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA PROMOVER HABILIDADES MUSICAIS EM ALUNOS UNIVERSITARIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

0.0 (0 ratings)

Introduction

EstratÉgias didÁticas para promover habilidades musicais em alunos universitarios do ensino fundamental. Estratégias didáticas construtivistas promovem habilidades musicais em universitários de Pedagogia através de canções. Pesquisa-ação mostra melhora em ritmo, qualidade vocal e dinâmica.

0
63 views

Abstract

A maioria das universidades espanholas não exige conhecimento musical para o ingresso de estudantes de Pedagogia que optam por um currículo de habilitação em música. Esse fato representa um dilema para a prática docente das disciplinas de música, nas quais a música deve ser ensinada. A forma musical mais utilizada no ensino fundamental são as canções, uma ferramenta musical com enormes recursos educacionais. Apresentamos aqui uma proposta de pesquisa-ação de caráter construtivista cujo objetivo é proporcionar aos alunos um treinamento musical prático por meio de canções. Esse modelo de treinamento foi contrastado com outro que não visa expressamente ao ensino de aspectos musicais, mais lúdico e baseado em procedimentos de repetição e imitação. Foram utilizados um grupo de controle e um grupo experimental, e três juízes especialistas avaliaram a interpretação das músicas por meio de uma rubrica analítica antes e depois da intervenção. O coeficiente de concordância w de Kendall foi estimado e os dados foram analisados com o teste t de Student. Foi obtida uma melhora significativa em relação ao grupo de controle nas variáveis ritmo, qualidade vocal e dinâmica. Em menor grau, houve mudanças nas variáveis entonação e dicção.


Review

Este estudo aborda uma questão fundamental e pertinente na formação de professores de música em universidades espanholas, onde a ausência de pré-requisitos musicais para estudantes de Pedagogia com habilitação em música representa um desafio significativo. A pesquisa propõe uma estratégia didática construtivista focada no treinamento musical prático por meio de canções, contrastando-a com um modelo mais lúdico baseado em repetição e imitação. Utilizando um desenho de pesquisa-ação com grupos experimental e de controle, a metodologia envolveu a avaliação de juízes especialistas, que utilizaram uma rubrica analítica para avaliar a interpretação musical antes e depois da intervenção. Os resultados indicaram melhorias significativas nas variáveis de ritmo, qualidade vocal e dinâmica no grupo experimental, com mudanças mais modestas em entonação e dicção. A pesquisa apresenta várias forças notáveis. Em primeiro lugar, aborda uma lacuna crítica na formação inicial de professores, oferecendo uma solução prática e pedagogicamente fundamentada. O uso de um desenho experimental com grupo de controle e a avaliação por múltiplos juízes especialistas com uma rubrica analítica robusta confere credibilidade aos resultados, especialmente com a estimação do coeficiente de concordância de Kendall e a análise estatística via teste t de Student. A proposta de uma intervenção didática baseada em canções é particularmente relevante, dado o seu papel central no ensino fundamental, tornando a estratégia imediatamente aplicável e contextualmente apropriada para futuros educadores. No entanto, o resumo poderia ser aprimorado com detalhes adicionais que beneficiariam a compreensibilidade e a replicabilidade do estudo. Seria valioso elucidar as características específicas do modelo de treinamento construtivista, descrevendo as estratégias didáticas que o distinguem do modelo lúdico, além do mero uso de canções. Uma discussão mais aprofundada sobre por que as variáveis de entonação e dicção demonstraram uma melhora menos acentuada, e quais intervenções futuras poderiam especificamente mirar esses aspectos, enriqueceria as implicações pedagógicas. Além disso, considerar a generalização dos resultados para outros contextos universitários fora da Espanha, ou as implicações a longo prazo dessas habilidades para a prática docente dos alunos, seria um valioso acréscimo ao escopo e impacto do estudo.


Full Text

You need to be logged in to view the full text and Download file of this article - ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA PROMOVER HABILIDADES MUSICAIS EM ALUNOS UNIVERSITARIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL from DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música .

Login to View Full Text And Download

Comments


You need to be logged in to post a comment.