Carga interna de treinamento, sintomas de estresse e dor muscular durante semana pré competitiva e competitiva
Home Research Details
Maria Kyllane Corpe Barbosa, Júlio César Barbosa de Lima Pinto, André Igor Fonteles

Carga interna de treinamento, sintomas de estresse e dor muscular durante semana pré competitiva e competitiva

0.0 (0 ratings)

Introduction

Carga interna de treinamento, sintomas de estresse e dor muscular durante semana pré competitiva e competitiva. Compara carga interna de treinamento, estresse e dor muscular em atletas universitários de futsal, entre períodos pré-competitivo e competitivo, sem diferenças significativas.

0
18 views

Abstract

Introdução: O monitoramento e o controle da intensidade do treinamento devem ocorrer de forma sistemática e organizada para maximizar a performance e reduzir o risco de lesão ou doenças em todas as etapas do treinamento. Objetivo: O estudo comparou a carga de treinamento semanal total (CTST), sintomas de estresse (SE) e a percepção de dor muscular (PD) em atletas universitários de futsal masculino, nos períodos de pré competitivo e competitivo. Método: Participaram 10 atletas universitários de futsal masculino. Avaliou-se a carga interna de treinamento com a percepção subjetiva de esforço da sessão, os sintomas de estresse avaliaram-se com o questionário Daily Analysis of Life Demands Athletes e para medir a dor muscular utilizou-se a escala visual analógica de dor. Resultados: Observou-se que não houve diferença significativa na CTST (p = 0,075), SE (p = 0,197) e percepção de dor muscular (p = 0,101). Conclusão: A CTST, os sintomas de estresse e a percepção da dor muscular foram semelhantes entre o período pré competitivo e competitivo.



Full Text

You need to be logged in to view the full text and Download file of this article - Carga interna de treinamento, sintomas de estresse e dor muscular durante semana pré competitiva e competitiva from Revista Brasileira do Esporte e do Exercício .

Login to View Full Text And Download

Comments


You need to be logged in to post a comment.