Camilo e o modernismo brasileiro. Explore a influência de Camilo Castelo Branco no modernismo brasileiro. O artigo aborda sua popularidade no teatro, uso por filólogos e a controversa recepção modernista.
O artigo contribui para o conhecimento das significações da obra de Camilo Castelo Branco no Brasil nas primeiras décadas do século XX. A pesquisa mostra uma presença numerosa de referências ao nome de Camilo e aproveitamentos de sua obra à época da afirmação do modernismo no país. Nesse contexto, sobressaem três aspectos: o Camilo popular nos teatros do Rio de Janeiro; o Camilo especialmente preferido dos filólogos; e o Camilo controverso na leitura dos modernistas propriamente. Para além de um episódio da recepção da obra de Camilo no Brasil, a discussão desses três pontos, complementares em alguma medida, procura rever uma oposição simplificada entre a literatura de Camilo e os caminhos estéticos do modernismo brasileiro, e com isso organizar uma perspectiva para estudos futuros.
You need to be logged in to view the full text and Download file of this article - Camilo e o modernismo brasileiro from Revista do Centro de Estudos Portugueses .
Login to View Full Text And DownloadYou need to be logged in to post a comment.
By Sciaria
By Sciaria
By Sciaria
By Sciaria
By Sciaria
By Sciaria