Rupturas e silêncios
Home Research Details
Gabriel Sousa Marinho, Glória da Ressureição Abreu França

Rupturas e silêncios

0.0 (0 ratings)

Introduction

Rupturas e silêncios. Explore discursos sobre religião e devoção no Bumba-meu-Boi do Maranhão. Analisa a interação entre crença, festa popular, memória e silêncio em sua interpretação cultural.

0
28 views

Abstract

Este artigo explora diferentes discursos em torno de sentidos de religião, religioso e suas derivas no Bumba-meu-Boi do Maranhão, com foco nas interações entre religião e a festa popular. O estudo busca responder a questões-chave sobre a formulação e os sentidos de crença e devoção no contexto do Bumba-meu-Boi, e como esses sentidos se manifestam nos discursos relacionados à festa do São João. A pesquisa investiga como diferentes sujeitos constroem e interpretam a religiosidade em relação à celebração cultural do Bumba-meu-Boi, refletindo sobre aspectos de memória, silêncio e quebra de silêncio presentes nas formulações. Para isso, são examinados recortes de enunciados formulados em espaços de circulação de discursos institucionais do governo do Maranhão. A análise apontou para uma diversidade de estratégias discursivas presentes nesses materiais que apontam para uma multiplicidade do que se é conhecido por religião no Bumba-meu-Boi.


Review

O artigo "Rupturas e silêncios" propõe uma exploração perspicaz e relevante dos discursos que envolvem as noções de religião, religioso e suas ramificações no contexto do Bumba-meu-Boi do Maranhão. Ao focar nas interações entre a religiosidade e essa emblemática festa popular, o estudo busca desvendar a formulação e os sentidos de crença e devoção que se manifestam nos discursos relacionados à festa de São João. Essa abordagem é particularmente valiosa para compreender como a religiosidade é construída e interpretada por diferentes sujeitos, evidenciando a complexidade das intersecções entre o sagrado e o profano em manifestações culturais vibrantes. A metodologia empregada demonstra rigor ao investigar como memória, silêncio e a quebra desse silêncio se entrelaçam nessas formulações. A escolha de examinar recortes de enunciados formulados em espaços de circulação de discursos institucionais do governo do Maranhão é um ponto forte notável, oferecendo uma perspectiva única sobre como narrativas oficiais podem influenciar, legitimar ou até mesmo moldar a compreensão da religião em um contexto festivo popular. Embora o abstrato não detalhe exaustivamente o porquê dessa escolha específica de dados, ela sugere uma análise interessante sobre a dinâmica entre a gestão cultural institucional e as vivências religiosas populares. Os resultados preliminares, que apontam para uma "diversidade de estratégias discursivas" e uma "multiplicidade do que se é conhecido por religião no Bumba-meu-Boi", são cruciais. Essa descoberta desafia visões monolíticas de religião, realçando o caráter fluido e negociado das expressões religiosas dentro das celebrações culturais. Ao iluminar as "rupturas" e os "silêncios" presentes nos discursos, o trabalho promete uma contribuição significativa para os campos dos estudos religiosos, antropologia da performance e estudos culturais, fornecendo uma análise matizada sobre como as festas populares atuam como arenas para complexas negociações religiosas e culturais.


Full Text

You need to be logged in to view the full text and Download file of this article - Rupturas e silêncios from Revista Gatilho .

Login to View Full Text And Download

Comments


You need to be logged in to post a comment.