Entre sopros e cordas. Explora pesquisa musical intradisciplinar, unindo pedagogia na construção de pífanos e transmissão de saber de repentistas. Propõe abordagem holística para o fenômeno musical.
Este artigo é resultado da interseção de dois campos de pesquisa que foram eixos de investigação nos trabalhos de dissertação dos autores, apresentados com o objetivo de discutir perspectivas intradisciplinares em torno da pesquisa em música. O primeiro trata de uma proposta pedagógica envolvendo a construção de pífanos, bem como seus significados simbólicos subjacentes, e o segundo, da transmissão de conhecimento musical dos cantadores repentistas. A intenção deste ensaio é propor reflexões acerca da realização de pesquisas integradas e holísticas, capazes de abarcar a complexidade do fenômeno musical de forma mais ampla e menos compartimentada, isolando as bases metodológicas em epistemologias próprias de determinadas subáreas do campo. Nesse processo, não rejeitamos as contribuições interdisciplinares na pesquisa científica — pois reconhecemos a importância da conexão com outras áreas do conhecimento. Propomos, no entanto, investigações que se concentrem na grande área “Música”, de modo que haja a apropriação de todas as abordagens pertinentes para a pesquisa, sem subordinar-se às exigências de suas próprias subáreas.
O artigo "ENTRE SOPROS E CORDAS" apresenta uma proposta instigante para a pesquisa em música, enraizada na experiência dissertativa dos autores e focada na promoção de perspectivas intradisciplinares. O título, evocativo e poeticamente alinhado com o universo musical, sugere uma conexão entre diferentes mundos sonoros que o abstract rapidamente elucida: a construção e o simbolismo dos pífanos, e a transmissão do conhecimento musical pelos cantadores repentistas. A intenção declarada de propor reflexões sobre pesquisas integradas e holísticas dentro do campo da Música promete um ensaio de relevância teórica e metodológica, buscando transcender a compartimentalização que por vezes isola subáreas e suas epistemologias. A principal contribuição e força deste ensaio residem na sua defesa explícita de uma abordagem intradisciplinar, um conceito que se distingue da mera interdisciplinaridade ao focar na integração de diversas lentes e metodologias *dentro* da própria grande área da Música. Os exemplos escolhidos – a pedagogia do pífano e a etnomusicologia do repentismo – servem como substrato rico para demonstrar como fenômenos musicais complexos exigem um olhar que se aproprie de todas as abordagens pertinentes sem se subordinar ou se restringir às exigências de subáreas específicas. Essa perspectiva crítica à fragmentação da pesquisa musical é altamente pertinente, oferecendo um caminho para uma compreensão mais completa e matizada do universo sonoro e suas manifestações culturais. Em suma, "ENTRE SOPROS E CORDAS" parece ser um artigo crucial para o debate sobre a metodologia da pesquisa musical contemporânea. Ele desafia os pesquisadores a reconsiderarem os limites de suas próprias subdisciplinas, convidando a uma exploração mais fluida e integrada das manifestações musicais. Ao advogar por uma abordagem que valoriza a totalidade da área da Música como um campo fértil para a apropriação de diversas abordagens, o artigo tem o potencial de estimular uma nova geração de estudos que transcendam fronteiras artificiais, pavimentando o caminho para uma compreensão mais rica e coesa do fenômeno musical em sua vasta complexidade. Este ensaio, portanto, é uma leitura recomendada para todos que buscam aprofundar e inovar suas práticas de pesquisa em música.
You need to be logged in to view the full text and Download file of this article - ENTRE SOPROS E CORDAS from DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música .
Login to View Full Text And DownloadYou need to be logged in to post a comment.
By Sciaria
By Sciaria
By Sciaria
By Sciaria
By Sciaria
By Sciaria