As formas de presença da voz feminina nos cordéis de salete maria da silva. Análise da voz feminina nos cordéis de Salete Maria da Silva, focando na denúncia da violência contra a mulher e no ativismo social em obras como 'Mulheres do Cariri'.
Este trabalho apresenta um estudo de três cordéis de Salete Maria da Silva, Embalando meninas em tempos de violência (2001), Mulheres do Cariri: mortes e perseguição (2001) e Não ao tráfico de mulheres pra exploração sexual (2014). Neles, a cordelista adota o tom panfletário e evidencia sua intenção de interagir com interlocutoras do gênero feminino, visando à mudança de atitude e à ação de denúncia dos crimes por elas sofridos. As vozes dos poemas possuem um saber sobre as formas de defesa da mulher e de combate à violência, outorgando à interlocução a possibilidade de atuação e reversão do status quo. Este estudo analisará a credibilidade alcançada pelas vozes narradoras dos poemas, a presença da paródia nos intertextos com as cantigas populares, a ruptura de regras tradicionais da poesia de cordel, o emprego do discurso direto nas narrativas e a filiação da poeta a um novo modelo narrativo-expositivo-ativista de poesia de cordel. Espera-se demonstrar que o projeto poético de Salete prioriza a quebra de condutas cristalizadas e a adesão à luta coletiva contra práticas e valores de grupos sociais dominantes.
You need to be logged in to view the full text and Download file of this article - As Formas de presença da voz feminina nos cordéis de Salete Maria da Silva from Revista do Centro de Estudos Portugueses .
Login to View Full Text And DownloadYou need to be logged in to post a comment.
By Sciaria
By Sciaria
By Sciaria
By Sciaria
By Sciaria
By Sciaria